OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A "PROTEÇÃO" DAS MINORIAS
Nós hoje vivemos em uma sociedade onde o grande incentivo dos estados leviatânicos, é a adesão por parte de minorias á movimentos sociais, que tem caráter de serem coletivistas.
MAS, O QUE É COLETIVISMO?
É o Sistema político que pretende tornar os meios de produção comuns a toda a sociedade. Ou seja, todos os grupos sociais tem direito a faixas de mercado de trabalho, ou de ter seus direitos atendidos a todo o custo. Estes "desejos" são atendidos, porque existem os movimentos sociais para representar as minorias.
Porém, será que as pessoas foram beneficiadas intelectualmente por fazerem parte das minorias? O que aconteceu com a criatividade humana, que estimula o desenvolvimento do intelecto, fazendo com que haja maior progresso na ciência, na tecnologia, e nas artes?
ESFORÇO COM ESPÍRITO COLETIVISTA X TRABALHO COM ALMA INDIVIDUALISTA
O esforço coletivo está ligado diretamente a um esforço físico, de onde se requer não pensar, mas, sim realizar a tarefa dada. E para que ser esta força usada em prol da coletividade? Para se atingir o objetivo de um partido político ou de uma pauta política específica, que faz com que determinado grupo político chegue ao poder, ou domine determinado território, como no caso da Esquerda durante o regime militar, que procurou ocupar a dominação da cultura e da educação. Porém, o esforço coletivo não resulta em desenvolvimento moral e intelectual do indivíduo, e tampouco contribui para o desenvolvimento para a sociedade a sua volta. Exemplo, as piores notas no PISA, e em outros exames internacionais, e a pouca produção acadêmica relevante por parte das universidades, se deve a dar muita ênfase a fazer trabalhos acadêmicos para corroborar os coletivos.
Já o esforço individual visa melhorar o intelecto, e até a autoestima do homem. Pois, existe aquele ditado: "O trabalho enobrece o homem"! E enobrecer como diz o dicionário Aurélio, é "Fazer com que fique nobre através de ações, iniciativas, comportamentos; tornar-se famoso; engrandecer-se: enobreceu-se fazendo caridade; os títulos acadêmicos enobrecem o professor. Alcançar um nível moral acima do normal; tornar-se digno; dignificar-se: ótimos comportamentos enobrecem o ser humano; a filha se enobreceu no trabalho voluntário".
QUAL SERÁ O MELHOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE?
Portanto, a que conclusão chegamos? O individualismo contribui mais para o desenvolvimento intelectual, do que a coletividade, e assim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo?
Sendo assim, convido vocês a verem este vídeo no YouTube, no canal CULTURA & REFLEXÃO, sobre uma playlist de como as consideradas minorias buscaram um lugar ao sol, e contribuíram para a ciência, tecnologia e a cultura ocidentais!
REFERÊNCIAS:
Comentários
Postar um comentário