A trajetória de Salomão como Rei de Israel - UMA VEZ SÁBIO, SEMPRE SÁBIO? - Parte 1

O final do Reinado de Davi foi muito turbulento, com tentativas de golpe de Estado por conselheiros, anciãos e até filhos tentaram tomar o trono, das mais variadas formas, em nome da sede de poder. O exemplo foi o que aconteceu em 1 Reis, Capítulo 1, quando se realiza uma nova tentativa de golpe contra Davi, das várias que já haviam ocorrido conforme o Segundo livro de Samuel

Mas, como já vimos em postagens anteriores, ser sábio não significa ser inteligente. Significa saber usar o conhecimento em favor de si e também de outros, e em conjunto, produzir conhecimento e conteúdo cultural para ser utilizado para civilização de seu povo, o tornando um sábio no sentido de ser um filósofo

E infelizmente, Davi, pelos vários erros que ele cometeu após assumir o seu reinado, e por ser uma pessoa varonil de guerra, não recebeu esta habilidade tão fundamental, para a produção de conteúdo filosófico mais profundo, embora, os Salmos sejam uma obra literária rica em poesia e sabedoria, pela música também ter um papel muito importante a passagem da tradição de um povo e também a construção do templo nos seus dias não foi viabilizada.

Mas, a promessa de que o Messias sairia da sua "casa", significaria que não haveria um sábio(filósofo) tão cedo na nação de Israel? 



Davi aconselha Salomão

COMEÇA A DINASTIA DO REI MAIS SÁBIO DO MUNDO ANTIGO

Enquanto ainda estava vivo, Davi com a ajuda do Sumo Sacerdote Zadoque, Natã, o profeta e Benaia, Comandante do Exército, entronizou Salomão como Rei, para contra-atacar o golpe de Adonias que tentou a usurpação do trono. 

Com o tempo, Davi morre, e Salomão se sente á vontade - com a ajuda da Rainha-mãe Bate-Seba - para consolidar seu reinado. Mas, antes de finalmente descansar em paz, Davi disse á seu filho: 
  1. Esforça-te, pois, e sê homem.
  2. E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.

Mas, o que significaria isto para Salomão e para todo o povo de Israel? Será que Salomão seria um rei como Davi, ou como as nações que cercavam Israel, ou seria um rei completamente diferente de todos os outros que já haviam existido? 


É meio estranho ouvir um rei jovem pedir coisas como "coração entendido", prudência, capacidade para discernir entre o bem e o mal, para julgar o povo. Mas, podemos ver que Salomão estava bem consciente do grande desafio de manter o povo unido em um grande propósito, que exigiria e muito de todos para um empreendimento antigo do Rei Davi. Que demandaria de cada cidadão a sua oportunidade de contribuir para a execução deste grande projeto!

QUANTO MAIS HUMILDE SE É, MAIS SÁBIO VOCÊ SE TORNA

A sabedoria é dada para quem é humilde e modesto. 

A humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. No caso, significa que você reconhece que você não fez mais que a sua obrigação. 

E a modéstia significa ser isento de vaidades relativas ao próprio indivíduo ou às suas conquistas. Ou seja, se você conquista algo não é só porque você é o bonzão. É porque você reconhece que outros te ajudaram a alcançar aquela vitória. 

E para ser um verdadeiro sábio, é necessário que você desenvolva primeiramente estas duas qualidades tão apreciadas por Deus, para que você seja agraciado pela verdadeira sabedoria, e que você seja escolhido para ser um escritor, uma pessoa que contribui com seu conteúdo escrito para a posteridade, porque o sábio não só escreve, ele também age de acordo com o conhecimento adquirido! 

Sendo assim, Salomão decidiu solicitar a ajuda de Hirão, rei de Tiro, para realizar a construção do templo de Jerusalém, para que finalmente a arca do pacto tivesse um local fixo para que o povo pudesse virar as suas atenções, com o fim de centralizar a adoração a Jeová, o Deus de Israel.

Mas, Salomão se provaria digno de ser o Rei mais sábio de todos os tempos(e explicarei o porque em um artigo futuro que eu disse isso sobre Salomão), com a maior prova de fogo que já houve sobre um rei humano.

O REI, O BEBÊ E AS DUAS MÃES

Enquanto estavam sendo feitos os arranjos para a construção do templo, chegaram até o Rei Salomão duas mulheres, que reclamaram que aquele bebê que levaram até ele era de uma delas. - 1 Reis 3:16-28

Mas, como Salomão descobriria quem era a VERDADEIRA MÃE, neste caso tão complexo? 

Quatrocentos anos depois, Isaías, um profeta do reino de Judá, que surgiu após a separação do reino no Norte, revela como Salomão descobriu a verdadeira mãe. 


A verdadeira mãe faz tudo pelo seu filho. E ela o ama de tal forma, que ela é capaz de doar seu filho para outra mulher para que ele possa ter uma vida digna e tranquila. Foi usando esta capacidade de análise de comportamento humano, que só Deus poderia lhe dar, que o rei de Israel tomou a decisão correta. A decisão que visa o MELHOR BEM-ESTAR DO BEBÊ! 

Salomão julga as duas mulheres



A CONVOCAÇÃO DO POVO PARA A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

A grande prova de fogo de Salomão foi convencer o povo a contribuir material e fisicamente para a construção do templo em Jerusalém. Porém, este trabalho não foi tão difícil, pois o próprio Rei Davi, tão louvado por ter estabelecido Israel em seu território, que ao convocar o povo para fazer doações para a construção do templo em Jerusalém, o povo doou prontamente os itens para a construção, que só ocorreria depois que Salomão assumisse o trono.

Então, quando Salomão contratou Hirão, rei de Tiro e artífices de ouro para construir o templo, o povo também ajudou de forma voluntária, oferecendo a sua força de trabalho. 

Por isso, o Templo foi construído no prazo de 20 anos de seu Reinado, sendo uma das maravilhas do mundo antigo!

Mas, o que faz com que alguém seja sábio, mas, que possa ser identificado com filósofo?


UMA DAS ORAÇÕES MAIS LINDAS JÁ FEITA POR UM SER HUMANO!

No entanto, a sabedoria se prova justa pelas suas obras, conforme Jesus Cristo disse. E vimos que Deus dá sabedoria aos humildes, e humilha aos soberbos. Por isso, vimos que Salomão concluiu a construção do Templo, e começou a proferir uma das orações mais lindas que se tem notícia. Mas, o que deve ter uma oração? A ORAÇÃO tem o intuito de te conectar com o sagrado, e ao mesmo tempo você é faz com que aqueles que estão a ouvindo se sintam representados pelas suas palavras ao falar com Deus, quando você a realiza em público.

Salomão revela a sua pequenez em relação a Deus, quando diz: "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado". - 1 Reis 8:27 

O que significa? Que Deus LOGICAMENTE não pode residir em um templo feito por mãos humanas. Mas, o templo representa um sentimento com referência à tudo de bom que Deus tem feito pela nação de Israel até aquele momento. Sentimento de gratidão e de intenso respeito, e muita confiança. Afinal, o objetivo do templo em Jerusalém era servir de referência para toda a pessoa, pois "Toda a oração, toda a súplica, que qualquer homem de todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as suas mãos para esta casa, ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens". - 1 Reis 8:38,39,

E no mundo antigo, a referência religiosa era muito importante até mesmo para que os reinos estivessem unidos em propósito, para que a nação tivesse uma vida longa e próspera. 

Salomão inaugura o templo


O DOM DA VERDADEIRA SABEDORIA É CONDICIONAIS

Assim, todas as nações passaram a ser abençoadas e muitíssimo com a sabedoria de Salomão. Porém, "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda". Salomão era em muito, o homem mais sábio do mundo antigo. Foi compositor de Salmos como o 72, do livro dos Provérbios, e do cântico de Salomão, no qual exalta a lealdade de uma jovem ao seu noivo, apesar das investidas do próprio Rei Salomão, que fez o próprio admirar a integridade moral da moça. 

Com esta sabedoria, Salomão tinha tudo para manter a sua nação, mesmo após a sua morte, e a sua descendência nos caminhos de Deus até a posteridade. Afinal, Deus prometeu: 

"E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel" - 1 Reis 9:4,5

Mas, caso Salomão em algum momento se esquecesse de Deus, e desistisse de todo o seu coração de procurá-lo, o que aconteceria com ele e o seu Reino? 

A parte 2 deste artigo lhe dará a resposta a essa pergunta muito importante. 

Embora Salomão fosse a mente mais privilegiada do mundo antigo e fosse um excelente escritor, no fim das contas, "a sabedoria é justificada pelas suas obras". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem será o sucessor do legado de Jair Bolsonaro?

A INTELIGÊNCIA DA DIREITA EXPRESSA NA DISTORÇÃO DO SENTIDO VERDADEIRO DE PALAVRAS - Parte 3

SERÁ QUE A DIREITA MORRE SEM BOLSONARO?