ISRAEL PÓS-POSSE DE CANAÃ - OS ENSINAMENTOS DE MOISÉS NA TERRA PROMETIDA

Para aqueles que leram os artigos anteriores sobre a capacidade ou não de a nação de Israel produzir sábios e filósofos, Parte 1 e Parte 2, vimos que Moisés morreu aos 120 anos de idade, e ele não pôde estar na Terra Prometida, e acompanhar toda a campanha de Josué na conquista de Canaã, por algo que limita qualquer ser humano de atingir seus objetivos pessoais: O TEMPO!

Mas, o que pode deixar qualquer civilização, qualquer nação de pé, mesmo contra ameaças estrangeiras e nacionais? 

PASSAR SEUS VALORES, GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO! - Deuteronômio 6:1-4

Com este pensamento em mente, será que a nação de Israel se manteve no caminho de seu Grande Líder após a posse da Terra Prometida? Vemos muitas vezes que NÃO!

Como o Josué ajudou o povo a praticar os ensinamentos de Moisés?

Josué com os levitas para derrubar as muralhas de Jericó

Josué foi escolhido por Deus para ser o homem que sucederia Moisés na liderança do povo para a conquista da terra de Canaã. E diferente de Moisés, que era uma pessoa varonil de guerra, e se tornou o homem mais manso daquele tempo, Josué era a típica "pessoa varonil de guerra", principalmente permanecendo firme ao lado de Moisés em momentos decisivos, como em Números, capítulos 13 e 14, com respeito aos 10 espiões com relatos ruins, e somente Josué e Calebe demonstrando confiança em Deus de que receberiam a Terra Prometida.  

Josué não era somente um guerreiro, ele era uma pessoa muito devota a Deus e a seus mandamentos. Como ocorreu no caso de Acã, em Josué Capítulo, 7, que ao invadirem Jericó, que era a grande cidade cananeia, Acã e seus filhos se apropriaram de despojos da invasão, que era um procedimento feito em todas as cidades invadidas que eram derrotadas, até as de Canaã, mas, a ordem para Jericó, era acabar com tudo - Homens, mulheres e tudo que havia de vivo na cidade, e todo o seu tesouro ao sacerdócio levítico (Josué 6:20,21).

Mas, Acã se fez de rogado, e levou o tesouro para a sua própria casa, com roupas, entre outros. 
Quando houve a derrota em Ai, uma pequena cidade em Canaã, ele ficou abismado, perguntado: 
    - Senhor, porque nos impuseste esta derrota? (Josué 7:6-9),

Mas, Josué poderia encarar isto como uma derrota comum. 

Porém, ele sabia de algo que era muito comum em sua época, mas que várias correntes filosóficas atuais negligencia - o Poder de Deus numa vitória ou derrota em qualquer batalha contra uma nação inimiga. 

Por isso, ele indagou a Deus, que se era para acabar com a nação ali, o nome de Deus que seria blasfemado e desonrado pelas nações vencedoras. Então, Deus forneceu a luz e resolveu o problema com respeito a Acã e sua família, dando cabo de todos eles! - Josué 7:24,25

Mas, embora Josué fosse alguém muito temente a Deus, até contribuindo com o livro que leva o seu nome, ele estava muito longe de ser um filósofo, um sábio, que incentivava outros a pensar por meio de seu conteúdo escrito. Ele, assim como Calebe eram soldados e pessoas de grande fé e Temor a Deus, mas, não mais que isso, não que eles não tenham muito valor, Eles tem VALOR EXTRAORDINÁRIO, para nós que temos fé em Deus! 

Mas, não podemos colocá-los como PENSADORES, pessoas que contribuíram para a cultura já existente com mais conteúdo poético e artístico. 

E os outros juízes que houveram na nação de Israel após Josué? Acaso eram sábios?

OS JUÍZES ERAM CUMPRIDORES DE MISSÕES ESPECÍFICAS

Sansão como Juíz, era um libertador e protetor


Vemos também no livro dos Juízes pessoas com o mesmo perfil que Josué - pessoas fiéis a Deus, cumpridoras de seus deveres para com Deus e a comunidade - Juízes 21:25

Mas, embora houvessem profetas como Débora(que compôs um cântico de vitória) e outros, podemos dizer que os profetas e os juízes eram pessoas que sabiam da lei de Deus, assim como os levitas, mas não tinham a CAPACIDADE de serem filósofos, de incentivarem o povo a pensar, ou de também produzir um pensamento novo ou compor poesias e músicas com maestria - como Moisés foi capaz de fazer. 

O Juíz Baraque e Débora, a profetisa


Mas, será que a nação de Israel ficaria sem liderança política e espiritual por mais tempo? 


Esta grande pergunta merece uma resposta á base das escrituras NOVAMENTE. 

OBS: As referências bíblicas estão em azul, que são links que te mandarão para os textos bíblicos ou matérias em outros sites de referência. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU NÃO ACREDITO MAIS EM JUSTIÇA NA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO, nos mais altos níveis de poder!!

TODA A TRAGÉDIA MODERNA QUE SEMPRE TEM O MESMO FINAL - Deverá ter o elo fraco da corrente!

PELÉ - O Supersoldado em sua acepção!