BÔNUS - Salomão e sua herança cultural
Nos artigos anteriores, abordamos a trajetória de Salomão como rei, sábio e filósofo. E na parte 2, vimos a derrocada de Salomão, por não cumprir com a sua parte no acordo que fez com Deus, como vimos em 1º Reis, capítulo 11
Mas, este artigo BÔNUS tem o objetivo de trazer a atenção a obra filosófica de Salomão, segundo vemos na Bíblia não em ordem cronológica, mas, de acordo com a ordem que estão nos livros bíblicos. Mas, deveras, espero que tirem proveito das "iscas" que serão lançadas aqui para que possam que faça a sua pesquisa na sua própria bíblia de como Deus pode tornar alguém normal, uma pessoa muito brilhante, deixando um conteúdo filosófico para a nossa posteridade.
Um orador fluente
Quando Salomão fez uma das orações mais lindas do mundo antigo, por demonstrar a todo o povo israelita que aquela casa feita por mãos humanas, não poderia conter o poder de Deus. Mas que aquela casa serviria de REFERÊNCIA para que todas as pessoas que estivessem buscando ao Deus verdadeiro. Este foi um estímulo para tanto as pessoas daquele período histórico, há mais de 3700 anos atrás, como acontece nos dias atuais, quando existem tantos países comunistas e islâmicos que proíbem a atividade religiosa do cidadão, precisam ter um local como referência para o exercício de sua fé, pois, o ser humano precisa da adoração para ter um sentido na vida.
O Rei Salomão e a jovem Sulamita |
Exímio poeta
Salomão no início de seu reinado, começou por inspiração a escrever poemas, principalmente versos, como os Salmos que são cantados, como o 72, que é profético sobre o reinado sem fim do Messias, que seria seu descendente.
Porém, a obra prima da poesia do rei Salomão, é com respeito ao Cântico dos Cânticos, sobre as investidas que o Rei dá em cima da Sulamita, que já está com prometida com um jovem do campo, tão simples quanto ela. Ele tenta de todas as formas, apelando a sua formosura, a sua devoção como filha, mas o que mais atrai a Salomão, foi a força de caráter da moça - força esta que a permitiu que se mantivesse fiel ao seu amado e resistindo as investidas do rei - que mostrou que é melhor uma pessoa que sábia com pouco conhecimento, do que alguém que produza conhecimento e não o aplique.
A sabedoria enquanto estiver vivo
Os livros de Provérbios e Eclesiastes são verdadeiras obras primas de como usar a sabedoria prática a seu favor, e como devemos fazer para adquirir a verdadeira sabedoria, que nada mais é que procurar saber e entender como o nosso criador quer o melhor para cada um de nós. E os conselhos de como cada um de nós deve procurar viver em família. e uma profecia do porque Jesus foi escolhido para ser aquele que daria a sua vida por todo aquele que exerce verdadeira fé.
Mas, também Salomão nos ensina sobre a inutilidade da nossa vida, depois que morremos. E por este motivo, devemos procurar fazer as coisas certas diante de Deus enquanto estamos vivos, e usa elementos da natureza para servir de guia, para cada um de nós!
Comentários
Postar um comentário